Obtendo uma vacina Covid? Como o sono pode otimizar sua eficácia
Saúde

Obtendo uma vacina Covid? Como o sono pode otimizar sua eficácia

Você está planejando obter uma vacina Covid? Aqui está como o sono pode ajudar a otimizar sua eficácia.

Você está planejando obter uma vacina Covid? Aqui está como o sono pode ajudar a otimizar sua eficácia.

A maioria de nós está esperando por nossa vez de ser vacinada para a Covid-19. Eu sei que há uma série de fortes sentimentos e perguntas sobre as vacinas. Algumas pessoas estão animadas e outras estão se sentindo mais cautelosas, ansiosas e cautelosas.

Este é um bom momento para falar sobre como o sono pode afetar a resposta imunial do corpo a uma vacinação. Esta é uma informação especialmente importante para saber agora, quando muitas pessoas estão lutando com o sono durante a pandemia. Se você está antecipando obter uma vacina nas semanas e meses pela frente, agora é a hora de começar a trabalhar com o sono mais consistente e repousante, para preparar seu sistema imunológico e otimizar a eficácia da vacina.

Como o sono afeta a imunidade

A falta de sono suficiente e de alta qualidade prejudica a capacidade do sistema imunológico para funcionar no seu melhor. O sono saudável e os ritmos circadianos são críticos para a imunidade forte e robusta.

Como o próprio sono, o sistema imunológico é regulado por ritmos circadianos, que direcionam a atividade do sistema imunológico, incluindo como e quando é ativado para se defender contra vírus , bactérias infecciosas e outros patógenos prejudiciais que ameaçam a saúde do corpo. Como um forte corpo de pesquisa mostra, os ritmos circadianos ajudam a programar o sistema imunológico a responder rapidamente e efetivamente a ameaças causadoras de doenças e doenças, e se destacar quando a ameaça foi neutralizada - para evitar a inflamação excessiva e crônica que ocorra O sistema imunológico é disregulado e no modo constante de alerta. Quando os ritmos circadianos são interrompidos, a função imunológica é comprometida. Dormir em uma rotina consistente, com leitos regulares e waketimes, é uma das maneiras mais importantes de manter ritmos circadianos em sincronia, e o sistema imunológico funcionando otimamente.

O sono afeta o quão bem o sistema imunológico opera. Durante o sono - particularmente durante o sono profundo e lento - o sistema imunológico fortalece suas defesas, e essa restauração noturna é fundamental para a função imunológica em andamento e de longo prazo. Estudos mostram que o sono curto (em muitos estudos, isso significa dormir menos de 6 horas por noite) está ligado à imunidade comprometida, incluindo:

  • envelhecimento celular acelerado e redução da longevidade
  • Maior suscetibilidade a infecções, incluindo vírus
  • inflamação crônica e sistêmica, uma resposta imune disfuncional que é um dos principais contribuintes para doença crônica e doença
  • enfraquecido imunidade adaptável > A capacidade do sistema imunológico para reconhecer ameaças e responder especificamente e efetivamente para eles

Como o sono afeta a resposta da vacina

Sleep influencia a imunidade inata, a ampla resposta da linha de frente do corpo à presença de uma ameaça. O sono também afeta a imunidade adaptativa ou adquirida, que ocorre quando o sistema imunológico reconhece e se lembra de uma ameaça e lança uma resposta específica para atacá-la. As vacinas são uma maneira importante que o corpo desenvolve imunidade adquirida. As vacinas funcionam de maneiras diferentes, mas, em última análise, seu objetivo é ensinar o corpo a reconhecer uma ameaça específica - se o vírus da gripe ou o coronavírus que causa a Covid-19 - e produzir anticorpos que são direcionados especificamente neutralizando essa ameaça.

Há três takeaways principais que eu quero que você saiba sobre como seu sono pode afetar a eficácia de uma vacina:

sono está conectado à produção de anticorpos

Uma resposta ideal da vacina é aquela que produz anticorpos abundantes para combater a infecção específica sendo segmentada. E a pesquisa mostra que o sono curto está associado à produção de menos anticorpos em resposta ao recebimento de uma vacina. Vários estudos, incluindo os exemplos de respostas de vacinação a gripe, hepatite A e hepatite B, ligavam dormir curta a reduzir a produção de anticorpos.

Valores de sono mais longos, que dão mais tempo para o impulso imunológico, o sono da onda lenta estão associados à maior produção de anticorpos em resposta à vacinação. Em alguns estudos, a duração mais longa do sono está ligada a um aumento de 50% na produção de anticorpos após uma vacina.

sono antes e depois da vacinação afeta a eficácia

mostra que, para otimizar a eficácia de uma vacina, é importante dormir bem à frente de obter a vacina e depois de recebê-lo.

Este estudo 2020 descobriu que a quantidade de pacientes com sono recebeu antes de receber um A vacina contra a gripe estava ligada à resposta de anticorpos por meses depois. Duração mais curta em pacientes nas duas noites antes da vacinação foi associada à produção de menos anticorpos em um mês e quatro meses após a vacinação.

A pesquisa também indica que a falta de sono em seguir uma imunização reduz a produção de anticorpos. E pesquisa de uma série de vacinação multi-dose (para hepatite B) descobriu que o sono curto estava ligado à produção de menos anticordiadores após a primeira imunização, e a uma menor probabilidade de ser protegido clinicamente do vírus no final da série de vacinação.

Muitos de nós provavelmente receberão uma vacina Covid-19 que vem em duas partes, semanas espaçadas. A pesquisa da resposta de sono e vacinação nos diz que dormir bem ao longo do período de vacinação, e além, pode ajudar a aumentar a resposta de combate a vírus do corpo.

Duração do sono é fundamental para otimizar a resposta da vacina

A maioria das pesquisas ligando melhor sono a uma resposta de vacina mais robusta indica que é a duração do sono que é a chave para obter a maior parte da proteção contra vacinas. Isso não quer dizer que a qualidade do seu sono não importa. A qualidade do sono sempre importa. Mas, a fim de maximizar a eficácia da vacina, não é suficiente dormir profundamente por um punhado de horas. A duração do restante noturno - para a maioria dos adultos, na faixa de 7 horas por noite, permitindo que muita sono de onda lenta restaurativa - pareça ser fundamental para permitir que o sistema imunológico responda robustamente à imunização.

_

estresse pode inibir a eficácia das vacinas - e ferir o sono

Você me viu escrever com frequência, este ano em particular, sobre a estreita relação entre estresse e sono. Muitos de nós estão sob estresse pesado agora e foram há meses. Estresse, e a solidão do isolamento social e a interrupção prolongada da normalidade em nossas vidas diárias, está tomando um pedágio especialmente pesado no sono.

Há um corpo de pesquisa mostrando que o estresse psicológico prejudica a resposta da vacina e diminui a resposta produção de anticorpos. A solidão e a falta de apoio social estão ligadas à eficácia reduzida de vacinas também.

(Aqui é onde você pode ler mais sobre como a solidão interfere com o sono e a saúde.)

no outro Mão, otimismo e um humor positivo - incluindo no dia da vacinação, estão ligados a uma resposta adaptativa mais forte pelo sistema imunológico e pela maior produção de anticorpos. O forte apoio social está associado a uma maior eficácia das vacinas, também.

todas as medidas que você toma agora para acalmar sua mente e corpo, reduzir o estresse e fortalecer suas conexões sociais pode melhorar a resposta adaptativa do seu corpo a receber a vacina Covid-19. Você também vai dormir melhor, melhorando ainda mais a proteção que a vacina entrega.

Eu escrevi sobre os desafios generalizados a dormir e saúde psicológica durante a pandemia, e como abordar esses desafios, incluindo:

Ainda não estamos fora da floresta, mas há luz real no final deste longo túnel. Agora, passos simples todos os dias para melhorar seu sono pode fazer uma diferença real em como seu corpo vai trabalhar para protegê-lo de Covid.