5 coisas para saber
Saúde

5 coisas para saber

Você já identificou seu cronotipo? É uma informação incrivelmente importante sobre suas preferências individuais para o sono

Você já identificou seu cronotipo? É uma informação incrivelmente importante sobre suas preferências individuais para o sono

Você identificou seu cronotipo ainda? É uma informação incrivelmente importante sobre suas preferências individuais para dormir, além de quase todos os aspectos da saúde e desempenho. Conhecer seu tipo de bio circadiano dá-lhe um guia para os melhores momentos para fazer quase tudo, de quando ir para ser e acordar, trabalhar fora, pedir um aumento ou entrevista para uma promoção, ter um coração de coração seus filhos ou uma discussão séria com o seu parceiro. E sim, se você é um leão, um urso, lobo ou um golfinho, conhecendo seus pontos de cronotipo para os melhores momentos para sexo e intimidade também!

As pessoas vêem muito em seu cronotipo. Isso porque nossos ritmos bio circadianos diários influenciam fundamentalmente como pensamos e sentimos, nossa energia e capacidade de assumir e realizar tudo o que precisamos e queremos fazer em nossos dias. Vivemos melhor e mais produtivamente quando o fazemos em alinhamento com nossos corpos de preferências biologicamente conduzidas. Isso é o que saber que seu cronotipo pode ajudá-lo a fazer.

É fácil aprender seu cronotipo fazendo este questionário: www.chronochiz.com.

Às vezes as pessoas têm dúvidas sobre seus resultados, onde o que eles vêem em si mesmos não se alinham perfeitamente com o que seu cronotipo diz é verdade para eles.

Se isso se aplica a você, não se preocupe. Você não está sozinho. A cronobiologia é complexa e dinâmica. Assim são os cronotéticos. Nós não nos encaixam perfeitamente e exatamente em caixas limpas. Aqui está o que saber sobre as sutilezas de cronotópias, e como aproveitar ao máximo deles:

Cada cronotipo compreende uma gama de atributos, afinidades, comportamentos e preferências

dentro de cada um dos Quatro cronotipos existem um continuum. Nem todos os leões acordam de olhos brilhantes às 5 da manhã, e nem todos os lobos ainda têm energia para queimar à meia-noite. Alguns ursos são mais relaxados e descontraídos do que outros. E um golfinho pode precisar de mensuravelmente mais sono do que outro. Para cada uma das três principais expressões das preferências de sono do tipo bio-sono / vigília, unidade de sono e personalidade - há graus de diferença no nível individual.

cronotipos híbridos existem - especialmente para os ursos

Se o seu cronotipo não se alinhar com sua personalidade, hábitos e estilo de vida - ou se você vê algo de si mesmo em outro cronotipo, bem como Seu próprio - você pode ser um híbrido de um par de tipos bio diferentes. Isso pode ser especialmente comum entre os ursos. Cerca de 50% da população adulta são ursos. É um grupo grande, com uma ampla gama de preferências, unidades e traços de personalidade.

Os ursos que caem nas bordas do contínuo são bastante prováveis ​​de compartilhar características com outros cronotipos. Há ursos precoces e ursos tardios, que compartilham traços com leões centrados na manhã e lobos centrados noturnos. Ambos os leões e lobos têm drives de dormir mais baixas do que um urso típico para os ursos precoces e tardios, ambos os grupos podem precisar de menos sono do que seus colegas tipos bio. Os primeiros ursos podem ter uma mistura de qualquer um dos traços de personalidade do leão - sua obtenção e ir, ambição, foco e consciência. O mesmo é verdade para os ursos tardios e os traços de lobos, incluindo a criatividade, uma abertura para arriscar a tomada, um amor ao novo e diferente.

É possível que os ursos precoce ou os ursos tardios se sobreponham com o tipo Bio Dolphin Bio. Uma tendência a dormir inquietos, para experimentar sintomas de insônia a uma base recorrente é um sinal de um possível tipo bio-híbrido de golfinho-golfinho. Essas pessoas também podem compartilhar algumas das características de personalidade inteligentes e estrondadas de que os golfinhos têm.

Todo cronotipo pode ter problemas de sono (incluindo insônia) que afetam o comportamento e o desempenho

Dolphins Experimente padrões inquietos e curtos que se sobrepõem aos sintomas da insônia: dificuldade em ficar dormindo dormindo, acordando muito cedo ou acordando a sensação de descansar e não revigorada por sono.

Mas qualquer cronotipo enfrenta a possibilidade desses problemas de sono e alterações nos padrões de sono que podem dificultar a distinção cronotipo. Leões e ursos são bons dormentes, em geral, falando, mas um leão que muitas vezes acorda às 3:30 da manhã, ou um urso que adormece cedo, mas acorda muitas vezes durante toda a noite, ambos enfrentam sintomas semelhantes a insônia os colocam em conflito direto e fatigante Com o relógio de sono de sono da sociedade como os golfinhos também são. O mesmo é verdade para o lobo que não pode adormecer antes de 1 ou 2 a.m.

e lembre-se, para cada cronotipo, sono e desempenho são influenciados por fatores biológicos e genéticos, bem como os circunstanciais e ambientais. Um leão que consome cafeína após o jantar pode não adormecer antes das 11h, mas ainda acordar às 5: 30 - e sinta-se significativamente menos leão-esque pela manhã como resultado. Os ursos que são exercitadores diários dedicados podem se encontrar aderindo a algo mais próximo de uma hora de dormir e o tempo de despertar do leão. Os lobos que podem fazer seus horários diários se alinharem com seu tipo bio (por exemplo, iniciando e terminando o trabalho no final do dia, ou não ter que se levantar regularmente ao amanhecer para cuidar de uma criança pequena), pode obter todo o sono que precisam - e pode ter menos a impulsividade do lobo típico e os altos e baixos emocionais como resultado.

É possível que você esteja em uma transição entre os cronotópios

Os cronotópicos são a expressão de nossa identidade genética e biológica individual. Nós dormimos, sentimos e nos demos melhor quando alinhamos nossas vidas diárias com as preferências e unidades de nossos cronotípicos. Não podemos mudar nossos cronoteiros. Mas os cronotópios mudam em certos pontos em nossa vida útil. À medida que as crianças, somos principalmente leões, e na adolescência, quase todos nós somos lobos. Em 21 anos, começamos a nos estabelecer com o cronotipo que ficará conosco até décadas de idade adulta, até cerca de 65 anos de idade. Naquele momento, padrões de sono e drives de sono podem mudar, com mais adultos mais velhos se tornando leões ou golfinhos.

Não é sempre fácil identificar com o seu cronotipo

Aprender sobre o seu cronotipo pode levá-lo rapidamente a um lugar muito pessoal, e às vezes fica desconfortável. Nós nem sempre temos um tempo simples nos vendo como nós realmente somos. Não é incomum que as pessoas, ao aprender seu cronotipo, desejarem que eram outro tipo. Por exemplo, muitas pessoas querem ser leões. Mas os leões têm lutas e fraquezas ao lado de seus pontos fortes, assim como todos os cronotéticos. Há vantagens e desvantagens que vêm com todos os tipos bio. E os cronotópios são apenas que: uma realidade biológica, não uma declaração sobre caráter ou potencial.

Se você não tiver certeza sobre o seu cronotipo, existem várias coisas que você pode fazer para esclarecer seu tipo Bio.

Dê uma olhada em seus pais

Chronotype faz parte da nossa identidade genética. Nós herdamos nossos genes dos nossos pais. A maioria das pessoas tem pelo menos um dos pais que compartilha seu cronotipo. Se você é um lobo que não tem certeza sobre essa designação, dê uma olhada em mamãe e papai. Algum de seus pais começou a arrumar almoços escolares às 11 à noite - provavelmente o mesmo pai que teve dificuldade em levá-lo à escola a tempo antes das 8 da manhã? Ursos, você está em um tipo amplo, com muitas diferenças internas (veja acima). Há uma boa chance, porém, que um ou ambos os seus pais tinham os padrões de sono do meio-de-estrada - não muito cedo, não muito tarde - que caracterizam os ursos. As mães e pais de leões são bem fáceis de identificar. Eles são os seus tipos de nascer do sol, que têm sua energia mais abundante no início do dia. Os pais de golfinho também são difíceis de perder. Eles são rotineiramente leves em sono, seja de ficar acordado até tarde ou levantar cedo - ou ambos. Sua falta de capacidade de dormir profundamente por uma noite completa pode ser algo que eles falavam regularmente. Ao levar para contar os hábitos e preferências do sono dos seus pais, lembre-se de que, à medida que envelhecemos, mais pessoas se movem para os cronotópios de leão e golfinhos. Para uma melhor comparação, olhe para seus pais na meia-idade.

Classifique o nível de energia

Este é um bom exercício para qualquer um que não esteja convencido de seu combate ao cronotipo está certo. É especialmente útil para os ursos que se sentem incertos sobre esse jogo, e quem pode ser ursos precoce ou atrasos. É uma maneira de fazer uma avaliação básica do seu cronotipo, sem os detalhes potencialmente distrativos de um perfil completo de cronotipo, é medir seu nível de energia. É simples.

Usando uma escala de 1-5, avalie seu nível de energia em uma manhã típica. Usando a mesma escala de 1 a 5, avalie seu nível de energia em uma noite típica. Faça o seu melhor para ser honesto e realista. Não use o seu dia mais exausto e não superestime sua energia. Tem seus dois números? Agora, subtraia sua classificação de energia da noite da sua classificação de energia da manhã. Dependendo dos seus números, você pode ter um número positivo ou negativo (ou zero, é claro). Veja como as classificações de energia combinam com os cronotópios:

lobo: -4, -3, -2

urso: -1,0, 1

leão: 2, 3, 4

Aprenda sobre o seu cronotipo 'adjacente'

Para as pessoas que straddam a linha entre os cronotipos - na maioria das vezes, isso vai ser ursos, que estão compartilhando características com leões ou lobos - faz sentido se familiarizar profundamente com o perfil e as preferências de tempo desse segundo cronotipo. É assim que você personalizará sua abordagem para viver em sincronia com seu tempo individual. Aqui está um exemplo. Para um urso que é realmente um urso tardio, com preferências à noite, indo para uma corrida às 7:30 da manhã não é ótima - e você provavelmente não vai ficar com essa rotina de exercícios. Peça emprestado do Playbook do lobo e agende uma corrida para depois do trabalho, quando seu ritmo de desempenho atlético é mais provável de estar em um pico para o dia.

O ponto de entender seu cronotipo é usar essas informações para o seu benefício máximo para sua saúde, seu desempenho, seus relacionamentos. Abrace seu cronotipo híbrido e coloque as informações mais úteis e relevantes para trabalhar para você.

Use o teste de 80%

Por causa do grau de diferenças biológicas individuais que existem dentro de cronotópias, e por causa da influência de fatores externos sobre como dormimos e sentimos, nem sempre realista esperar uma correspondência perfeita. Encorajo meus pacientes a avaliar se o cronotipo que eles avaliaram para o jogo é um ajuste de 80%. Que sinais uma grande maioria dos padrões, preferências e características estão em alinhamento com o seu sono e acordar a vida. Ao continuar a prestar maior atenção ao seu sono e sua performance diária, você pode ver essa escalada porcentagem, pois meus pacientes costumam fazer.

Outra maneira de se sentir mais confiante sobre o direito de cronotipo? Pergunte às pessoas perto de você para feedback. Outros que nos conhecem bem, às vezes podem nos ver mais claramente do que nos vemos, e fornecemos uma verificação de realidade bem-vinda.

Tire sua temperatura

Isso leva um pouco de tempo, mas é uma maneira de fazer uma simples medição biológica do seu cronotipo. Para fazer isso com precisão, você precisará de um termômetro digital e uma noite quando puder se comprometer a tirar sua temperatura por hora por um período de várias horas. A temperatura corporal central flutua ao longo do dia, impulsionada por ritmos circadianos. Com exceção dos golfinhos, todos os outros cronotipos experimentam uma queda na temperatura do corpo central à noite. (Para golfinhos, a temperatura do corpo central aumenta à noite.) Diferentes tipos bio experimentam essa queda na temperatura corporal em momentos diferentes. É uma pequena mudança, muitas vezes de apenas alguns décimos de grau (e é por isso que você precisará do termômetro digital).

a partir de 5 horas. e continuando por hora até a hora de dormir, tire sua temperatura. O tempo da ligeira deslocamento descendente fornece informações importantes sobre o seu cronotipo.

Lions verá uma temperatura mais baixa em torno de 7 p.m.

Bears verá sua queda de temperatura em torno de 9 horas.

Os lobos verão sua temperatura mergulhar em torno de 10 pm.

Para aprender todos os detalhes sobre como seus ritmos bio afetam seu sono, sua saúde e seu desempenho, confira meu livro, o poder de quando.