Como o sono afeta nosso risco de câncer?
Saúde

Como o sono afeta nosso risco de câncer?

É uma pergunta que me perguntou muito: qual é a conexão entre sono e câncer? As pessoas muitas vezes estão realmente perguntando: Se eu dormir mal, meu risco de câncer subir? Esse é um aspecto importante da relação entre sono e câncer. Mas há outros também. O sono pode ser uma estratégia preventiva chave que pode ...

É uma pergunta que me perguntou muito: qual é a conexão entre sono e câncer? As pessoas muitas vezes estão realmente perguntando: Se eu dormir mal, meu risco de câncer subir? Esse é um aspecto importante da relação entre sono e câncer. Mas há outros também. O sono pode ser uma estratégia preventiva chave que pode ...

É uma pergunta que me perguntou muito: Qual é a conexão entre o sono e o câncer?

As pessoas geralmente estão realmente perguntando: Se eu dormir mal, meu risco de câncer subir / em>? Esse é um aspecto importante da relação entre sono e câncer. Mas há outros também. O sono pode ser uma estratégia preventiva chave que pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Graças a avanços científicos que aprofundaram nossa compreensão dos ritmos circadianos, o sono agora está sendo usado como uma ferramenta terapêutica no tratamento do câncer. E para as pessoas que vivem com câncer, o sono pode ser um desafio e uma oportunidade - um desafio para dormir bem, e uma oportunidade de usar o sono para fortalecer os poderes naturais do corpo para empurrar de volta contra o câncer.

em um Série de artigos, eu vou descompactar e explorar a complexa relação entre o câncer e o sono, e olhar para algumas das descobertas científicas de ponta que estão informando como nos aproximamos de prevenção do câncer, e fazendo o sono um jogador emergente no mundo da terapia de câncer .

Sleep and Cellular Health

Antes de entrarmos em olhar como alguns problemas específicos de sono podem influenciar o risco de câncer, vamos dar um passo para trás e examinar alguns Fundamentos sobre sono e câncer.

Sono, sabemos, é absolutamente essencial para a saúde celular do corpo. Durante o sono - especialmente durante a profunda onda, sono - o corpo vai trabalhar para reparar células danificadas e DNA, promover um novo crescimento de células saudáveis, fortalecer e fortalecer o sistema imunológico.

Pontos de pesquisa para a profundidade Poder restaurador do sono: um estudo de 2014 descobriu que obter sono de alta qualidade suficiente está ligado ao envelhecimento celular mais lento em adultos saudáveis. Os cientistas mediram a idade celular usando o comprimento de telômeros, que é considerado um indicador de idade chave-chave. Os adultos mais velhos que dormiam o suficiente e dormiam bem tinham telômeros - um sinal de células "mais jovens".

Os estudos também mostram os riscos para a função celular e DNA quando não recebemos o sono de alta qualidade suficiente. Outro estudo de 2014, a falta de sono aumenta o dano ao DNA, lesão e disfunção às células, incluindo a morte celular aumentada, aumento da proliferação celular e aumento do risco para erros de replicação celular.

Por que toda essa atenção ao papel do sono em Protegendo a saúde celular e DNA? O câncer é uma doença de muitas formas, mas todos os tipos de câncer envolvem crescimento e replicação fora de controle de células danificadas e anormais. O DNA desempenha um papel elementar no câncer, porque nossos genes exercem controle sobre como nossas células se comportam, incluindo como crescem, reparam e replicam.

Temos muito a aprender sobre como o sono afeta os riscos para e desenvolvimento de câncer. Mas não é difícil imaginar uma conexão fundamental entre o sono - com seu papel essencial como um tempo para o corpo restaurar e manter a função de célula saudável - e câncer.

com esses fundamentos em mente, vamos dar uma vez mais Veja como diferentes padrões de sono e questões de sono podem afetar nosso risco de câncer.

Dormir muito pouco aumentar os riscos para o câncer?

A falta de sono suficiente é um problema epidêmico em nossa sociedade, que vem crescendo há décadas. Mais de 1 em 3 adultos americanos recebem menos do que o mínimo de 7 horas recomendado de descanso noturno. A privação do sono e a dívida do sono também são desenfreadas entre adolescentes, com apenas 15% dos adolescentes recebendo as 8-10 horas de sono noturnas que precisam. O sono curto foi cientificamente ligado ao aumento dos riscos para doenças graves e crônicas, incluindo doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, obesidade e diabetes tipo 2. E quanto ao câncer?

A pesquisa científica agora é misturada. Um par de avaliações recentes de estudos não encontraram risco estatisticamente significativo de câncer de sono insuficiente. Ao mesmo tempo, outros estudos mostraram que uma falta de sono está ligado a riscos elevados para vários tipos diferentes de câncer. Estudos mostraram duração de sono curto - essa é outra maneira de dizer não dormir o suficiente - está ligado a um risco maior de câncer colorretal. O sono insuficiente também foi identificado como um fator em elevar o risco de adenomas colorretais - estes são pólipos encontrados no cólon, que às vezes podem se desenvolver em câncer. E múltiplos estudos - vinculando este estudo de longo prazo, publicado recentemente - mostram que o sono curto pode aumentar o risco de câncer de mama, uma das formas mais estudadas de câncer.

pode dormir também Muito aumenta o risco de câncer?

A imagem científica é similarmente misturada quando se trata de excesso de risco e risco de câncer. Os riscos à saúde de oversleeping tendem a ser negligenciados, comparados a não dormir o suficiente. Mas eles são reais. Overleeping está ligado à depressão e a outros distúrbios de humor, obesidade, doença cardiovascular, doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Como com o sono curto, ainda não há uma imagem clara de como a duração do sono estendida - normalmente definida como dormir mais de 9 horas um risco de câncer de impactos noturnos.

Algumas das avaliações dos estudos que não mostram risco elevado No sono curto também não mostra nenhum risco de câncer elevado conectado a sono longo. E ainda há estudos indicando links entre tipos específicos de câncer e dormir demais. Pesquisas em mulheres pós-menopáusicas mostraram um risco aumentado de câncer de fígado associado ao sono mais de 9 horas por noite. Algumas pesquisas mostram risco de câncer de mama podem subir com duração mais longa do sono, enquanto outros estudos investigam o risco de câncer de mama não encontrou nenhum link para longa duração do sono. Em particular, os riscos de formas positivas de estrogênio de câncer de mama parecem ser aumentados pela duração do sono.

Por que essa falta de clareza sobre o impacto dos montantes do sono no risco de câncer? O sono é um fenômeno tremendamente complexo. O câncer é uma doença tremendamente complexa. Acompanhamento e atribuição dos efeitos de um sobre o desenvolvimento do outro é um esforço difícil, que requer observação próxima, rigorosa e de longo prazo. Precisamos continuar a procurar obter respostas melhores e mais completas sobre como a duração do sono influencia o desenvolvimento do câncer.

com câncer, como com outros aspectos da saúde, não é apenas duração do sono - ou quantidade - que importa . Qualidade do sono, bem como o timing e a rotina do sono, também podem ter um impacto enorme. E há pesquisas atraentes mostrando que o sono interrompido, má e cronometrado pode ter um impacto significativo no risco de câncer.

Como o sono irregular e interrompido afeta o risco de câncer?

Enquanto a pesquisa sobre risco de câncer e duração do sono é mista, as ligações científicas entre o sono de baixa qualidade e os horários de sono variáveis ​​são mais claros. O sono incansável e fragmentado e os padrões de sono irregulares têm sido ligados ao risco de câncer elevado, em um corpo de pesquisa que continua a crescer.

Estudos mostram aumento dos riscos para vários tipos de câncer - incluindo a mama, próstata e tiróide - estão ligadas a sono interrompido e de baixa qualidade. O sono interrompido também pode contribuir para tornar o câncer mais agressivo.

Você me ouve falar muito sobre a importância da consistência nas rotinas do sono. Ajudando a um horário regular de sono, um que se alinha com os ritmos circadianos naturais do corpo, é o único hábito de sono mais saudável que você pode adotar. Para muitas pessoas, no entanto, isso é mais fácil de fazer. Programas sobrecarregados, estresse, exposição excessiva a telas e luz artificial à noite são alguns dos muitos desafios que enfrentamos em aderir a uma rotina regular e repousante de sono. Para milhões de americanos, seus horários de trabalho não os permitem dormir durante a noite, em alinhamento com o relógio circadiano do corpo. Milhões de trabalhadores turísticos trabalham noites, pernoites e primeiras manhãs. Acordada às vezes quando o corpo estaria naturalmente dormindo, eles devem dormir durante "horas de folga", quando o corpo (e a sociedade em geral) são projetados para estar acordados.

Há um corpo forte e crescente de pesquisa mostrando que as pessoas que trabalham mudanças noturnas estão em maior risco de desenvolver vários tipos de câncer. Muitos estudos investigaram os efeitos do trabalho noturno do trabalho no câncer de mama, mostrando um aumento no risco de câncer de mama vem com o trabalho noturno, bem como a exposição noturna à luz. Estudos mostram os cânceres de riscos, incluindo câncer colorretal, câncer gastrointestinal, câncer de pele, câncer de pulmão, também podem subir quando as pessoas aderem aos horários que os mantêm acordados à noite.

um estudo de 2018 que trabalhavam - Os horários de mudança noturnos descobriram que tinham um risco global de 19% mais alto de câncer, comparado a mulheres que não se envolvem em trabalho de mudança de longo prazo. Riscos para tipos específicos de cânceres, incluindo mama, gastrointestinal e pele, foram ainda maiores. E quanto mais tempo as mulheres ficaram com o trabalho noturno, maior o risco de câncer se tornou: os pesquisadores descobriram que a cada 5 anos de trabalho noturno estava conectado a um risco de 3,3% maior para o câncer de mama. Devido à força desta pesquisa, o trabalho noturno de turno agora é identificado como um fator provável carcinógeno ou causador de câncer, pela agência internacional de pesquisa sobre câncer e organização mundial de saúde.

Esses estudos não só apresentam uma preocupação com os 15 milhões de americanos que trabalham mudanças. Seus resultados apontam para uma preocupação crescente entre cientistas e profissionais médicos: que os riscos de câncer podem aumentar ao lado de horários de sono irregulares que fazem com que as pessoas funcionem em desacordo com seus ritmos circadianos naturais.

Nosso guia de ritmos circadianos e governar nosso Ciclos de sono, bem como muitos dos processos fundamentais do nosso corpo, incluindo digestão, função imunológica e produção hormonal. Os ritmos circadianos interrompidos são muitas vezes um fator subjacente em sono inquieto e ruim e em distúrbios do sono. Eles também estão ligados a problemas crônicos de saúde e doenças, incluindo depressão e outros distúrbios de humor, diabetes, obesidade - e ao câncer. Estudos mostram interrupções circadianas ligadas ao aumento do risco de vários tipos de câncer.

Eu falo mais sobre o relacionamento complexo e importante entre sono, ritmos circadianos e câncer em um próximo artigo, bem como sobre O emocionante campo emergente de cronoterapia no tratamento do câncer - uma terapia que usa a poderosa influência dos ritmos circadianos para tratar o câncer.

Há links entre distúrbios do sono e câncer?

distúrbios do sono, como insônia, síndrome da perna inquieta e apneia do sono afetam a quantidade de sono e a qualidade do sono. Eles também podem ser um sintoma de - e um contribuinte para as interrupções em ritmos de sono circadianos.

Há pesquisas que identificam links entre vários distúrbios do sono comum e maior risco de câncer. Um estudo de 2015 encontrou pessoas com insônia, apneia obstrutiva do sono e parasonias, todos tiveram riscos elevados para desenvolver vários tipos de câncer, incluindo mama, oral e próstata. (O parasonia inclui uma ampla gama de experiências disruptivas, relacionadas ao sono, incluindo a moagem de dentes, convulsões noturnas, distúrbios do movimento à base de sono e terrores noturnos.)

As ligações científicas entre apneia obstrutiva do sono e risco de câncer aparecem Especialmente forte. AOS é um distúrbio que perturba a respiração durante o sono, comprometendo temporariamente ou interrompendo o fluxo de ar. Links de pesquisa A apnéia obstrutiva do sono para maior risco de desenvolver câncer, bem como para cânceres mais agressivos e para maiores taxas de mortalidade entre pacientes com câncer com AOS. Um estudo de 2016 encontrou apneia obstrutiva do sono e seu acompanhamento do sono interrompido associado a uma forma mais agressiva de câncer de pulmão. Estudos também mostraram a OSA ligada a formas mais agressivas de melanoma.

Não houve pesquisa suficiente para ser conclusivo, e vimos alguns resultados mistos na pesquisa de câncer-OSA que foi realizada. Outro estudo de 2016 encontrou OSA ligado a um risco maior para alguns tipos de câncer (melanoma, pancreático e rim), enquanto também ligado a taxas mais baixas para cânceres de mama, colorretal e próstata. Este mesmo estudo não encontrou riscos aumentados de morte relacionada ao câncer para pessoas com apneia do sono, e não encontrou nenhum risco maior de câncer metastático.

Esta ainda é uma área emergente de pesquisa. Há muito mais trabalho a fazer para entender completamente a relação direta entre apneia do sono, outros distúrbios do sono e desenvolvimento do câncer. Sabemos que a apneia do sono é prejudicial à saúde de várias maneiras, perigosas ao cérebro e à saúde cognitiva, elevando os riscos para doença cardiovascular, obesidade e diabetes, bem como a lesão acidental e a morte. Enquanto continuamos a aprender sobre os efeitos da apneia do sono e outras questões do sono no risco de câncer, é importante seguir em diagnóstico e tratamento de qualquer tipo de sono desordenado, incluindo apneia do sono.

Nesta série, veremos mais de perto alguns dos mecanismos pelos quais o sono pode afetar o desenvolvimento do câncer, incluindo o papel dos ritmos circadianos, os efeitos do sono em nosso sistema imunológico e as principais alterações hormonais que ocorrem quando o sono é interrompido ou reduzido.